Criar um Site Grátis Fantástico
NEUROFEEDBACK PARA TDAH
NEUROFEEDBACK PARA TDAH

Neurfeedback para TDAH - Treinando e reestruturando o cérebro

Um aspecto que se deve considerar é: tanto a medicação - a ritalina é a alternativa mais conhecida - quanto o Neurofeedback são tratamentos dirigidos à base orgânica do TDAH, hiperatividade e/ou co-morbidades. Ambos foram desenvolvidos com este objetivo - reequilibrar as disfunções orgânicas, caracterizadas mais comumente pela hipofunção das áreas frontais.

Ambos são eficazes - produzem os resultados a que se propõem. Mas há diferenças importantes. Primeiro, o Neurofeedback é um tratamento completamente natural, sem contra-indicações ou efeitos colaterais desconhecidos. A ritalina é uma medicação psicotrópica, de uso extremamente controlado. Até onde se sabe, os efeitos colaterais conhecidos não são graves, mas há suspeitas que efeitos desconhecidos até o momento possam aparecer. Um exemplo muito conhecido e comentado é do anti-inflamatório Vioxx, que por muitos anos foi campeão de vendas e prescrições e que foi retirado do mercado após muitos anos de uso, quando efeitos colaterais até então desconhecidos apareceram. Outro exemplo são as terapias de reposição hormonal para a menopausa, que descobriu-se serem fatores de risco para câncer.

Segundo, os efeitos do tratamento do Neurofeedaback se mantém por longo prazo, mesmo após o término do tratamento - o mesmo não ocorre com a ritalina: seu efeito dura apenas o período em que a droga está em ação, entre 4 a 6 horas. Se o tratamento é interrompido, todos os ganhos se perdem. Ou seja, o tratamento com a medicação é uma opção para a vida toda.